09/02/2024 às 20:53

Dicas para Planejar um Casamento Para Quem Trabalha em Horário Comercial

14
6min de leitura

Planejar um casamento é uma jornada que vai desde visitar locais e contratar fornecedores até a escolha do cardápio e a prova dos vestidos. No entanto, transformar esse sonho em realidade exige não apenas reflexão, mas também um investimento significativo de tempo, energia, paciência e diligência. O processo completo geralmente se estende por nove a 12 meses, e a cada passo surgem contatos a fazer, decisões a tomar e detalhes a atender.

Em essência, planejar um casamento se assemelha a um emprego em tempo integral, uma tarefa desafiadora, especialmente para aqueles que já estão ocupados com suas carreiras. Entre compromissos de trabalho, tarefas domésticas, recados e momentos de lazer, encontrar tempo para dedicar ao planejamento do casamento pode parecer uma missão impossível. Além disso, a disponibilidade dos fornecedores durante o horário comercial tradicional torna ainda mais complicado conciliar agendas.

A organização de um casamento demanda uma gestão eficiente do tempo e das responsabilidades, tornando-se uma tarefa desafiadora quando se precisa equilibrar múltiplas obrigações simultaneamente.

Se você está se vendo sobrecarregada com a extensa lista de afazeres do casamento e está lutando para equilibrar sua vida profissional e pessoal, abaixo, apresento 10 dicas para organizar um casamento enquanto trabalha no horário comercial tradicional.


1 - Contrate uma Assessoria

Se você trabalha em horário comercial, encarar a organização de um casamento por conta própria se torna muito difícil. É por isso que sugiro a contratação de um(a) acessor/cerimonialista de casamentos profissional.

Os assessores/cerimonialistas ajudam a reduzir o estresse, fazer seleções de fornecedores, gerenciar seu orçamento e irá te guiar ao longo de todo o processo. Ao assumir a maior parte das responsabilidades, esses profissionais liberam tempo em sua agenda e espaço em sua mente. Cabe a eles lidar com os detalhes mais minuciosos, manter tudo dentro do cronograma e garantir que a experiência seja o mais tranquila possível, para que você não precise se preocupar em lidar com a lista de tarefas do casamento no final de um exaustivo dia de trabalho.

2 - Separe um Horário Para os Detalhes

Mesmo contratando um profissional, há certas decisões em que você precisa participar, como definir a decoração, dar a palavra final sobre o layout da mesa ou encontrar-se com fornecedores. Isso ressalta a importância de reservar um tempo durante a semana para lidar com esses detalhes.

Utilize seus fins de semana com inteligência. Dedique duas a três horas no final de semana para se concentrar no planejamento. Mesmo que pareça que não há muitos itens para trabalhar, esteja preparada para os que virão. Ao riscar tarefas da lista a cada semana, você se sentirá mais preparada para o sucesso a longo prazo.

3 - Mantenha-se Organizada (Pastinha da Noiva)

Quando você está equilibrando um emprego em tempo integral com o planejamento do casamento, manter-se organizado é fundamental. Estabeleça um sistema, seja utilizando o Google Drive ou um caderno físico, onde possa reunir todos os elementos relacionados ao casamento em um único lugar. Criar listas e acompanhar suas tarefas ajudará a gerenciar a carga extra de trabalho.

É muito comum ver noivas com sua pastinha embaixo do braço, essa pasta a acompanha durante todo o planejamento.

4 - Crie um E-mail Específico do Casamento

Quando você se comunica com fornecedores, é comum perder um detalhe importante se estiver utilizando seu e-mail pessoal ou profissional, pois mensagens relacionadas ao seu casamento podem se misturar com outros assuntos. Criar um endereço de e-mail separado especificamente para o seu casamento pode ajudar a manter você organizada e a acompanhar seus projetos. Além disso, separar sua vida corporativa do planejamento do casamento facilitará a gestão do seu grande dia, especialmente quando você tem um emprego em tempo integral.

Para poupar ainda mais tempo, uma ideia legal é criar pastas para cada aspecto do casamento, como "Flores" e "Bolo de Casamento. Isso facilitará a busca por informações sempre que precisar de detalhes menores para integrar a um projeto maior.

5 - Foque Nas Prioridades

Como o tempo é um recurso limitado, concentre-se apenas nos aspectos que são verdadeiramente importantes para você e seu parceiro. Direcione seus esforços e recursos para essas prioridades e esteja aberta a comprometer detalhes menos cruciais.

Por exemplo, se vocês dois têm o desejo de ter um casamento repleto de flores, mas não se importam tanto com os trajes da festa, é sensato dedicar mais tempo à seleção das flores e permitir que a equipe escolha suas próprias roupas dentro de uma paleta de cores predefinida que harmonize com o resto da estética. Identificar o que é mais valorizado economizará tempo significativo.

6 - Cuidado Para Não Pesquisar Demais

Organizar o seu grande dia já consome boa parte do seu tempo, porém, se você estiver constantemente buscando fontes externas sempre que precisar tomar uma decisão, nunca terá momentos de descanso.

Evite cair na armadilha de passar horas no Pinterest ou Instagram até se sentir exausta de tantas opções. Confie na sua visão e siga em frente com ela.

7 - Reduza os Projetos DIY (Faça Você Mesmo)

Incorporar alguns projetos DIY à sua agenda é sem dúvida uma maneira divertida e econômica de expressar sua criatividade, mas lidar com essas tarefas pode consumir muito tempo - especialmente para aqueles com empregos em horário comercial.

Se você está determinada a ser criativa antes do casamento, selecione um ou dois projetos DIY e compre ou alugue o restante das decorações. Apenas certifique-se de iniciar esses projetos com bastante antecedência para evitar ficar sobrecarregada no último minuto.

8 - Aprenda a Delegar

Embora você possa sentir a responsabilidade de realizar sua visão por completo, lidar com todos os detalhes sozinha não é viável quando você tem um emprego em tempo integral competindo por seus recursos. Confie que o dia do seu casamento ainda será especial se você delegar parte do controle e permitir que outros contribuam.

Para fazer isso de forma eficiente, convide seus amigos e familiares para assumir tarefas de acordo com suas habilidades.

Por exemplo, você pode pedir ao seu parceiro para criar uma playlist e planejar o menu, enquanto solicita à sua mãe que cuide do seu vestido de noiva. Qualquer ajuda é bem-vinda.

9 - Encontre Uma Parceria

Pode ser tentador fazer as tarefas de planejamento do casamento após um dia cansativo de trabalho, especialmente se for você quem se responsabiliza.

Se você normalmente não é uma pessoa automotivada, encontre uma parceira que ajude você a manter o controle de suas metas e compromissos de planejamento, fornecendo apoio, motivação e incentivo. Escolha sua melhor amiga, irmã ou quem estiver disposta a te ajudar e compartilhe suas expectativas.

Ter alguém em dia com seus prazos pode ajudá-la a se sentir mais inclinada a se esforçar.

10 - Cuide do Seu Modo de Pensar

Embora planejar um casamento às vezes possa ser árduo, se você constantemente se convence de que não tem tempo suficiente para conciliar seu trabalho e planejar seu casamento, estará adicionando ansiedade desnecessária à equação.

A maneira como você encara o processo afetará sua experiência, então, às vezes, uma simples mudança em sua perspectiva e diálogo interno é tudo o que precisa.

Lembre-se que você está organizando uma festa para celebrar o fato de ter encontrado sua parceira para a vida toda. É uma celebração!

Já vi pessoas se deixarem consumir pelo estresse do casamento quando se esquecem de manter o foco no essencial. Essa preparação não deve ser encarada como uma carga extra ou um peso – deve ser divertida!

Mantenha sempre isso em mente, para não permitir que o drama ou o estresse a desanimem ou desviem sua atenção do seu trabalho em tempo integral.

E LEMBRE-SE: sou fotógrafo e também trabalho com saúde mental. Se precisar de um ajuda, pode contar comigo!


09 Fev 2024

Dicas para Planejar um Casamento Para Quem Trabalha em Horário Comercial

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL